Regra de 3: ferramenta versátil

A regra de 3 é uma das ferramentas mais versáteis para o dia a dia. O raciocínio é bem simples: calcular um novo valor com base em um valor inicial – e isso pode ser aplicado em qualquer área.

Veja só no futebol: se em três rodadas o seu time tem 7 pontos, quantos pontos ele terá após 19 rodadas, na metade do campeonato, se o desempenho dos atletas continuar o mesmo? Também dá pra calcular quantos gols o artilheiro do time, que já balançou as redes duas vezes, irá marcar até lá.

Outras situações em que a regra de 3 é útil: se você trabalha com venda de cosméticos e faturou R$ 350 de comissão em um mês, quanto vai receber no final do ano? Se para ir da sua casa até uma cidade a 64 quilômetros de distância demora 1h15, ou 75 minutos, quanto tempo demora para ir a uma cidade a 125 quilômetros?

Você provavelmente já passou por situações como essas. O problema é fazer as contas de cabeça! Pessoas da área de exatas conseguem realizar esses cálculos com facilidade, mas isso não é tão simples para quem é de humanas.

O aplicativo on-line Regra de 3 acaba com essa dificuldade: basta digitar os valores e o cálculo é feito na hora. Nos casos acima, é fácil descobrir que o time deverá ter 44 pontos, com 12 gols marcados pelo artilheiro.

As comissões das vendas de cosméticos devem chegar a R$ 4200 no final do ano, e o tempo de viagem é de 146 minutos. Usando novamente a regra de 3, é fácil descobrir que isso equivale a 2h26.

Então, vai lá: deixe o Regra de 3 do Duelo de Preços facilitar sua vida.